"Um universo inteiro cabe dentro de um grão de areia..."

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CineClub UNIVASF: Mostra Pernambuco Para o Mundo



O projeto Cinema no vale no mês de março realiza a Mostra Pernambuco Para o Mundo com filmes de cineastas pernambucanos que tiveram destaque dentro e fora do Brasil. Esses filmes não dão conta do que ainda se produz nesse estado, ficando de fora diretores de obras realizadas no sertão, como "Na quadrada das águas perdidas", de Wagner Miranda e Marcos Carvalho, ou "O som da luz do trovão", de Petronio de Lorena, ou de outros realizadores de muitos anos antes do sucesso de filmes recentes como "O som ao redor", de Kleber Mendonça Filho, ou "Eu, Verônica", de Marcelo Gomes. Devido a isso, optou-se, nessa exibição, apresentar um longa de ficção, um documentário e curtas de criadores que mostram novas possibilidades de se fazer audiovisual no país.

No dia 01 de março, abrindo a mostra, será exibido Febre do rato, de Cláudio Assis, considerado o melhor filme de 2012 pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). No dia 08 de março, será exibido KFZ-1348, de Gabriel Mascaro e Marcelo Perdoso, e no dia 22, encerrando as exibições, serão apresentados curtas de Felipe Peres Calheiros (Acercadacana e Até onde a vista alcança) e de Camilo Cavalcante (O presidente dos Estados Unidos, O velho, o mar e o lago, entre outros).

As sessões do Cinema no vale ocorrem às sextas-feiras no Auditório da Biblioteca da UNIVASF – Campus Petrolina a partir das 19h30. A entrada é gratuita.

Sinopses

01/03 A febre do rato (2012) Dir. Claudio Assis
Zizo (Irandhir Santos) é um poeta inconformado e anarquista, que banca a publicação de seu tablóide. Em seu mundo próprio, onde o sexo é algo tão corriqueiro quanto fumar maconha, ele conhece Eneida (Nanda Costa). Zizo logo sente um forte desejo por Eneida, mas, apesar de seus constantes pedidos, ela se recusa a ter relações sexuais com ele. Isto transtorna a vida do poeta, que passa a sentir falta de algo que jamais teve.

08/03 KFZ-1348 (2008) Dir. Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso
Em 1965, um fusca é vendido a um jovem engenheiro civil de São Paulo. Quarenta anos se passam e o carro vai parar num ferro-velho do Recife, com a placa KFZ-1348. Nessa trajetória de quatro décadas, o carro passou pelas mãos de outros sete proprietários. De um empresário paulista a uma cabeleireira do interior de Pernambuco. Para cada um deles, o fusca teve seu valor, sua importância, em diferentes momentos da história do Brasil. O documentário KFZ-1348 parte em busca dessas histórias, tendo o carro como fio condutor e a vida de seus proprietários como janela privilegiada para observação da sociedade brasileira.

22/03 Exibição de curtas de Felipe Peres Calheiros e Camilo Cavalcante.

Felipe Calheiros

Acercadacana (2010)
Nos anos 90, com a valorização do etanol e a expansão do latifúndio canavieiro, 15 mil famílias foram expulsas dos seus sítios na zona da mata de Pernambuco. Maria Francisca decidiu resistir.

Até onde a vista alcança (2008)
Em 2005, a partir de uma reunião dos membros da Associação Quilombola do Sambaquim e Riachão do Sambaquim, surgiu a idéia de unir esforços em busca de um sonho coletivo. Um bingo para alugar um ônibus. Uma viagem para alcançar um sonho. Até onde a vista alcança.

Camilo Cavalcante

O presidente dos Estados Unidos (2007)
2003. Pela TV, George Bush declara guerra ao Iraque. No Curado IV, Carlinhos declara guerra à Teresinha. Seria cômico se não fosse trágico.

O velho, o mar e o lago (2000)
O velho somos todos nós. O mar é a vida. O lago, solidão. 

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Sabe o que eu queria agora, meu bem...?

Depois de mais de um mês sem passar por aqui, resolvi voltar com uma música que representa bem o que estou sentindo neste exato momento. (Elas sempre conseguem fazer isso melhor do que minhas próprias palavras...)

Primeiro, na versão de Gal Costa, depois a letra, e logo abaixo, na versão do seu compositor, Vander Lee.

"Onde Deus possa me ouvir"...


   


Sabe o que eu queria agora, meu bem...?
Sair chegar lá fora e encontrar alguém
Que não me dissesse nada
Não me perguntasse nada também
Que me oferecesse um colo ou um ombro
Onde eu desaguasse todo desengano
Mas a vida anda louca
As pessoas andam tristes
Meus amigos são amigos de ninguém.

Sabe o que eu mais quero agora, meu amor?
Morar no interior do meu interior
Pra entender porque se agridem
Se empurram pro abismo
Se debatem, se combatem sem saber

Meu amor...
Deixa eu chorar até cansar
Me leve pra qualquer lugar
Aonde Deus possa me ouvir
Minha dor...
Eu não consigo compreender
Eu quero algo pra beber
Me deixe aqui pode sair.

Adeus...



 

...


Não diga nada...
Não me pergunte nada...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CineClub UNIVASF: Mostra Rock’n’roll


Cinema no Vale retoma programação
 
O Cinema no Vale retoma sua programação, iniciando 2013 com a Mostra Rock’n’roll a partir da próxima sexta-feira, dia 01 de fevereiro. Ao longo do mês, serão exibidos três filmes cujo tema está relacionado ao rock.


Abrindo a mostra, será exibido The wall, de 1982, clássico de Alan Parker, homônimo do também clássico álbum do Pink Floyd, que trata das memórias de um baixista de uma banda de rock, interpretado pelo cantor Bob Geldof.


No dia 08, será exibido Vida de Solteiro, que mostra a vida de um grupo de jovens na Seattle do início dos anos de 1990, lugar de onde saíram o grungie e o Nirvana, que ditou outros rumos ao rock mundial.


Encerrando a programação, no dia 15 será apresentado Quase famosos, de 2000, baseado na história do diretor do filme, Cameron Crowe, mostrando o convívio de um garoto de 15 anos contratado para escrever sobre uma banda de rock para a revista Rolling Stone.


A mostra Rock’n’roll é uma parceria do Cinema no Vale com o coletivo Velho Chico Rock Clube, organizado por Giuseppe Menezes, Joci, Jefferson Couto, Danyel Barros, Bruno Henrique e Aristides Oliveira.
Para ter acesso às postagens do grupo, basta acessar www.velhochicorockclube.com.br
As sessões do Cinema no vale sempre ocorrem às sextas-feiras a partir das 19h30 no Auditório da Biblioteca da UNIVASF-Campus Petrolina. A entrada é gratuita.
 

Sinopses
 
The wall (1982) Dir. Alan Parker Origem: Inglaterra
As fantasias delirantes do superstar do rock, Pink, um homem que enlouquece lentamente em um quarto de hotel em Los Angeles. Queimado no mundo da música, ele só consegue se apresentar no palco com a ajuda de drogas. O filme acompanha o cantor desde sua juventude, mostrando como ele se escondeu do mundo exterior. Baseado no álbum "The Wall" do Pink Floyd.


Vida de solteiro (Singles, 1992) Dir. Cameron Crowe Origem: EUA
Seattle, início dos anos 90. Várias histórias paralelas sobre jovens no começo da vida adulta, que estão preocupados em se firmar em suas carreiras e, principalmente, em encontrar o amor. O filme mostra diversos moradores de um mesmo prédio, que freqüentam a mesma cafeteria. Um deles é Steve Dunne (Campbell Scott), que conhece Linda Powell (Kyra Sedgwick) em um show de rock e aos poucos se apaixonam. Também é focado o relacionamento deles e a de amizade de Steve com Janet Livermore (Bridget Fonda), outra moradora do prédio, que quer conquistar um vizinho, Cliff Poncier (Matt Dillon), um roqueiro. Na verdade ela tem um envolvimento com ele, mas Cliff insiste que seja uma "relação aberta" e isto não agrada muito Janet, que está obcecada por Cliff e pensa em fazer um implante para aumentar os seios, pois acredita que isto agradará Cliff. Paralelamente Debbie Hunt (Sheila Kelley) anseia tanto por achar alguém que produziu um vídeo com alguns efeitos que lhe sirva como apresentação para futuros pretendentes.
 

Quase famosos (Almost famous, 2000) Dir. Cameron Crowe   Origem: EUA
William Miller, um garoto de 15 anos, é contratado pela revista Rolling Stone para escrever sobre a tour da banda Stillwater, e acaba sendo jogado em um mundo de loucuras, com sexo, drogas e rock. O filme é uma espécie de cinebiografia do diretor Cameron Crowe, em sua adolescência.


Fonte: www.adorocinema.com  www.cineplayers.com.br