"Um universo inteiro cabe dentro de um grão de areia..."

quarta-feira, 5 de junho de 2013

CineClub UNIVASF: Mostra “o amor que ousa dizer o seu nome”


Em celebração ao mês em que se comemora o Dia do orgulho gay, o Cinema no vale apresenta a mostra “o amor que ousa dizer o seu nome”, frase adaptada do famoso poeta irlandês Oscar Wilde, cujo amor por um jovem rapaz o levou à prisão na Inglaterra vitoriana, no século XlX.

Nessa mostra, serão exibidos filmes com diferentes nuances da chamada diversidade sexual, enfatizando a humanidade de cada personagem em sua singularidade afetiva e sua sexualidade.

Assim, cada filme trará um aspecto dessa humanidade tão diversa, enfatizando narrativas que tratam de travestis, crianças transgêneros, bissexualidade e novas constituições familiares, buscando também expor gêneros cinematográficos e linguagens diferentes de como contar histórias, destacando também as diversas nacionalidades de cada produção.

Abrindo a mostra, no dia 07 de junho será exibida a comédia espanhola 20 centímetros, que trata da história de Marieta, um travesti em crise por não ter certeza se faz ou não a cirurgia de mudança de sexo enquanto passa por situações de sono provocado por uma descontrolada narcolepsia que a leva a musicais onde estão presentes versões de Madonna, Björk e Queen, todas interpretadas por ela.

No dia 14, será exibido o filme francês Tomboy, corajoso relato da transsexualidade em que uma menina de 10 anos se comporta e se apresenta como um menino para seus vizinhos, ocultando seu segredo da família, passando a ter uma vida dupla.

No dia 21 de junho, será a vez de Amores imaginários, uma das obras mais aclamadas do jovem diretor canadense Xavier Dolan e que trata de uma paixão que um casal de amigos nutre por um mesmo rapaz, surgindo impasses que podem pôr fim à relação entre ele e ela.

Encerrando a mostra, no dia 28 será apresentado Minhas mães e meu pai, produção norte-americana que apresenta a história de um casal de lésbicas cujo filho, fruto de uma inseminação artificial, vai em busca de seu pai, provocando uma inusitada constituição familiar.

O projeto Cinema no vale é coordenado pelo professor Afonso Henrique Novaes Menezes e  as sessões ocorrem àssextas-feiras no Auditório da Biblioteca do Campus Petrolina da Univasf a partir das 19h30A entrada é gratuita.

Sinopses

07/06 – 20 centímetros (20 centimetros, Espanha, 2005) Dir. Ramon Salazar.
Marieta é um travesti que gostaria de se ver livre dos 20 centímetros que a separam de ser a fascinante mulher com que sonha, quando sucumbe às crises de narcolepsia. Nos seus sonhos coloridos, ela é a atração principal de variados, surpreendentes e suntuosos números musicais, onde tem a capacidade de cantar maravilhosamente e falar diferentes línguas.

14/06 – Tomboy (Tomboy, França, 2011) Dir.: Céline Sciamma

Laure (Zoé Héran) é uma garota de 10 anos, que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne (Malonn Lévana). A família se mudou há pouco tempo e, com isso, não conhece os vizinhos. Um dia Laure resolve ir na rua e conhece Lisa (Jeanne Disson), que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu nome é Mickaël. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa identidade.

21/06 – Amores imaginários (Les Amours Imaginaires, Canadá, 2010) Dir.: Xavier Dolan.

Francis (Xavier Dolan) e Marie (Monia Chokri) são amigos inseparáveis. Suas vidas mudam quando conhecem Nicolas (Niels Schneider), um charmoso rapaz do interior que acaba de se mudar para Montreal. Um encontro se sucede ao outro e os três logo se tornam um grupo inseparável. Mas Francis e Marie, ambos apaixonados por Nicolas, desenvolvem fantasias obsessivas em torno de seu objeto de desejo comum. À medida que atravessam as típicas fases da paixão, embarcam numa verdadeira disputa pela atenção do rapaz, comprometendo sua antiga amizade.

28/06 – Minhas mães e meu pai (The Kids Are All Right, EUA, 2010) Dir.: Lisa Cholodenko.

Dois irmãos adolescentes, Joni (Mia Wasikowaska) e Laser (Josh Hutcherson), são filhos do casal Jules (Julianne Moore) e Nic (Annette Bening), concebidos através da inseminação artificial de um doador anônimo. Contudo, ao completar a maioridade, Joni encoraja o irmão a embarcar numa aventura para encontrar o pai biológico sem que as mães saibam. Quando Paul (Mark Ruffalo) aparece tudo muda, já que logo ele passa a fazer parte do cotidiano da família.

Fonte: www.interfilmes.com   www.adorocinema.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada! =]