"Um universo inteiro cabe dentro de um grão de areia..."

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Carta Aberta à Comunidade Acadêmica - Eleição DCE - UNIVASF

Carta aberta à Comunidade Acadêmica da UNIVASF e à sociedade em geral

“Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem” (Rosa Luxemburgo)
 
Chegamos ao fim de mais um processo eleitoral para a composição da diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UNIVASF. Encerrada às 10h desta quarta-feira, 21, a apuração, que ainda será divulgada oficialmente pela Comissão Eleitoral, apresentou o seguinte cenário:
Urnas
Chapa “Da Unidade vai nascer a Novidade” (Chapa 1)
Chapa Ação (Chapa 2)
Artes Visuais e Ciências Sociais
12
66
Eng. Agrícola, da Computação e Elétrica
87
144
Eng. de Produção, Mecânica e Civil
64
158
Administração e Ed. Física
180
39
Psicologia e Enfermagem
76
151
Medicina e Ciências Farmacêuticas
29
80
Arqueologia e Preservação Patrimonial, e Ciências da Natureza
90
12
Ciências da Natureza
67
2
Medicina Veterinária
Impugnada
Impugnada
Zootecnia, Engenharia Agronômica e Ciências Biológicas
Impugnada
Impugnada
TOTAL
605
652
                                                                          
O Campus de Ciências Agrárias (Burrinho), dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Zootecnia e Medicina Veterinária, onde a CHAPA AÇÃO (Chapa 2) foi recebida com grande entusiasmo, assistiu ao não cumprimento do horário estabelecido no regimento eleitoral (das 8 às 17h). Nos dois dias de eleição, segunda e terça, as urnas foram abertas depois das 13h, comprometendo a participação dos discentes no turno matutino. Como se já não bastasse isso, na tentativa de participar do processo eleitoral, três estudantes encontraram assinaturas que não eram as suas na lista de votantes, configurando a prática de falsidade ideológica.
 
Além desta, apresentamos outras três justificativas para solicitar à Comissão Eleitoral a impugnação das eleições em curso, reiniciando- as em data prevista pelo Conselho de Entidades de Base (CEB). Mas só após a apuração da sexta urna (ADM/Ed. Física) foi que os recursos começaram a ser apreciados. Resultado: as quatro justificativas foram desqualificadas pela Comissão Eleitoral, as urnas do Campus de Ciências Agrárias foram impugnadas e a CHAPA AÇÃO (2) foi “descartada”, termo utilizado para nomear os votos computados para a Chapa 2. Sugerimos Mesmo assim, continuamos acompanhando o processo de apuração das demais urnas.
 
Desde o início, inconfidentes à procura da nossa independência, guiamo-nos pelo sentimento de promover uma movimentação que nos libertasse definitivamente das correntes do aparelhamento político-partidá rio. Ao inscrever a CHAPA AÇÃO, tínhamos a oportunidade de construir as bases de um processo eleitoral nunca antes visto na história do movimento estudantil da UNIVASF. E a expectativa do que poderia acontecer a partir da disputa entre duas chapas, obrigou-nos a subverter nossos próprios valores. Na necessidade regimental de ter uma pessoa de cada Campus em nossa Chapa, e sem tempo hábil para estabelecer essa articulação, tivemos de inscrever duas pessoas sem a devida documentação: o representante de São Raimundo Nonato e a representante de Senhor do Bonfim. Uma das pessoas que compõe a nossa chapa, natural de Bonfim, sugeriu que inscrevêssemos Ana Cláudia para representar esse Campus. Ficou deliberado que ela seria contatada o mais depressa possível. Ao estabelecer esse contato, tivemos de substituí-la por Marta, já que o namorado de Ana Cláudia apoiava a Chapa 1.
 
No material de divulgação da CHAPA AÇÃO, produzido um dia depois da inscrição da Chapa, a Secretaria de Integração V está representada por Marta. O único detalhe nisso tudo foi que, por mera displicência, esquecemos de requerer à Comissão Eleitoral a substituição de Ana Cláudia por Marta até a data de homologação das chapas. Desde já, pedimos a Ana Cláudia que nos perdoe por todo o constrangimento causado pela nossa falta de maturidade eleitoral. E, mais uma vez, esclarecemos que o nome dela não foi utilizado no material de divulgação da chapa. Diferentemente das três pessoas que entraram com um requerimento pedindo à Comissão Eleitoral que acionasse a Chapa “Da Unidade vai nascer a Novidade” sobre a utilização indevida de seus respectivos nomes no panfleto distribuído pela Chapa 1, sob o título de “Quem faz o movimento ‘Da Unidade vai nascer a Novidade’”.
 
Pela gravidade dos motivos apresentados anteriormente, pedimos a impugnação (cancelamento) do processo eleitoral para a diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a convocação imediata do Conselho de Entidades de Base (CEB) para deliberar sobre um novo regimento eleitoral. É inadmissível aceitar passivamente um processo eleitoral marcado pela falta de lisura, transparência e participação, algo que compromete a cultura política da Universidade e a experiência democrática de nossa sociedade.

Estaremos passando um Abaixo-assinado em todos os campus da univasf pela impugnação do processo eleitoral para a diretoria do diretório central dos estudantes (DCE) !


Agradeçemos e contamos com o apoio e participação de tod@s estudantes que estão indignad@s com esse processo eleitoreiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada! =]