"Um universo inteiro cabe dentro de um grão de areia..."

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Vendada ou Vendida?!



Na mitologia grega, Thémis, filha dos deus Urano (Céu) e de Gaia (Terra),  é a deusa da Justiça. Esposa e conselheira de Zeus, o deus supremo, possui uma sabedoria invejável. Thémis é também a guardiã dos juramentos dos homens, criou as leis, ritos e oráculos, os quais, quando preferidos por ela tinham de ser obrigatoriamente seguidos por todos os homens e deuses, sem exceções.
Diké, deusa filha de Thémis, tinha sua imagem como uma das representações da Justiça na Grécia. Sua figura aparecia de olhos bem abertos, segurando uma espada (representando a força) e uma balança (a ponderação) sem o fiel.
Outra forma de representação da Justiça é a deusa romana Ivstitia, também munida de uma balança, com o fiel ao meio, porém aparece com os olhos vendados.
Mas afinal, qual o significado de ter os olhos vendados ou não?!
Uma interpretação possível para este fato, é que a justiça teria os olhos bem abertos para todos os detalhes relevantes para que a lei seja devidamente aplicada.
A venda veio depois, com a deusa romana, propondo a imparcialidade e objetividade, tratando à todos sem distinções quaisquer.

Porém, o que mais se ouve pelos "quatro cantos do mundo" é que a Justiça é cega...

E então?!
Qual será o significado efetivo destes olhos vendados?!
A lei é realmente igual para todos?!

Eu, particularmente, não saberia dizer...



Se é por demais difícil "manter o que se prometeu", é porque é muito difícil "não prometer senão o que se está certo de poder dar".
[Gaston Courtois]
 

Fonte para base do texto: Ministério da Justiça
Fonte da imagem: Internet


Anne Barreto, 21/04/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada! =]