"Um universo inteiro cabe dentro de um grão de areia..."

domingo, 18 de abril de 2010

Eleição, do latim "electione", significa o ato de escolher.

Como N.A.D.A. que sou, expresso aqui minha opinião sobre a eleição do DCE - UNIVASF.


Sempre me posicionei de forma neutra em todas as eleições da UNIVASF, seja colegiado, reitoria, DCE, outros DAs, sem tomar partido de quem quer que fosse. Porém, sempre dizendo aos estudantes que se deve refletir sobre cada eleição dessas, analisar cada candidato, e que é direito de cada um apoiar ou não esse ou aquele candidato, tomando partido do processo em si, tomando partido do estudante.


É de extrema importância essa eleição do DCE, e espero que aconteça de forma saudável, principalmente por haver, pela primeira vez, duas chapas (opostas!), possibilitando uma reflexão crítica, que também é papel da academia na formação humana de cada um de nós.


Em outubro tem eleição para presidência do Brasil.


Sim, mas, o que isso tem a ver com a eleição do DCE??!?


Tem a ver que é eleição, que será eleito aquele que a maioria escolheu para representar todo um povo/uma comunidade. E que como toda e qualquer eleição deve ser muito bem pensada e pesada. Pesam-se os dois (ou mais) lados.


Apesar de ser em menor escala, a eleição do DCE não deixa de ser importante, o quão importante é a eleição para presidente do Brasil.


É nessa menor escala que se planta a sementinha da formação crítica em cada estudante/cidadã o. É nela que é alimentada a formação política de cada um.


Frisando-se sempre que política é diferente de politicagem.


E que se deve conhecer as propostas de todos os lados, analisá-las e ponderá-las.


Lembrar também, que com a existência de um outro lado, a cobrança em cima daquele que "ganhar" será maior, e espera-se que de forma efetiva e construtiva.


Uma oposição dentro da política traz muitas contribuições!


Independente de quem "ganhar" essa eleição, diretórios e centros acadêmicos devem seguir juntos, como representação estudantil que são.


D.A.s, C.A.s, D.C.E são entidades ESTUDANTIS, formada por ESTUDANTES, em prol dos direitos e necessidades dos ESTUDANTES.





Bom trabalho a tod@s!




Saudações estudantis!


Anne Barreto, 17/04/2010






Pra refletir...



O que o Brasil precisa não é de combate a política, mas sim de combate a politicagem e os politiqueiros e seus descendentes. O Brasil precisa de uma política anti-politicagem.” (Luan Borges)


Política e politicagem são coisas distintas? Sim! Política é fazer do poder um instrumento para alcançar o bem comum; politicagem é instrumentalizar o poder em benefício próprio à custa do bem comum. Política é serviço; politicagem é crime.” (Antonio Paiva Rodrigues)






Os políticos são um reflexo de seu povo, o que é a mais pura verdade. O poder dado a uma pessoa é dado pelo povo. E cabe ao povo cobrar o que é feito, e se é feito. Prometeu e não cumpriu, pisou na bola? Não vota mais no cidadão. Tire o poder dele. E acima de tudo, tenha consciência ao votar. Não aceite troca de votos, não venda o seu voto. Conheça em quem vai votar. Importantíssimo: lembre em quem votou, pra poder cobrar depois.” (Bruno Pedrassani)










O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam.” (Arnold Toynbee, historiador britânico, 1889-1975)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada! =]