"Um universo inteiro cabe dentro de um grão de areia..."

quinta-feira, 13 de maio de 2010

ESCLARECIMENTOS À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UNIVASF.

Prezados (as) docentes, discentes e servidores,

A estudante Deisiane Barreto, que se denomina a atual presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UNIVASF – mesmo que a eleição tenha sido considerada ilegítima pelo Conselho de Entidades de Base (CEB), o mesmo órgão que tornou o processo eleitoral legítimo – expôs sua opinião na comunidade oficial da UNIVASF no site de relacionamento (Orkut) sobre os motivos de o DAPSI apoiar a impugnação das eleições do DCE: “A todos os univasfianos (esclarecimentos)
Vocês devem estar se perguntando o porque de tanta de indignação de DAPSI (Diretório Acadêmico de Psicologia), pois eu enquanto presidente do Diretório Central dos Estudantes(DCE) lhes respondo: Se encontra em minhas mãos o Ofício 01/2010.1-DAPSI, Petrolina, 11 de Março de 2010. Onde vem direcionado ao DCE, em que : "Viemos por meio deste, solicitar a utilização da sala do DCE(localizada no Espaço de Convivência da UNIVASF- Campu Petrolina) bem como, o computador que esta dispõe para a realização de nossas reuniões". Caro Tiago, o que você e "seu" DA(porque você mesmo diz ter autonomia para decidir a cerca dos assuntos gerais, sem a consulta aos estudantes de psicologia) querem é a sala do DCE, e no intuito de consegui-la querem impugnar eleição, fazer baixaria, pois meus caros univasfianos, podem ter certeza que vindo de Tiago essa outra eleição, ele e sua corja vão acabar inventando outros "considerando", e impugnando eleição, em cima de eleição, sabe porque? PORQUE ELES NÃO QUEREM A EXISTÊNCIA DO DCE. O DAPSI quer ganhar a sala do DCE no GRITO, na BAIXARIA, mas aqui, caro Tiago não tem estudante Massa de Manobra NÃO! E sabem o que é mais engraço desse dito "CEB" é que além dos CA´s e DA´s, onde a maioria está irregular( Computação, Mecânica, Ciências Farmacêuticas)eles foram "nomeando" os DA´s, e muito PIOR: como nem sequer consultaram Ana Claudia, quando a inscreveram na chapa, não levaram em consideração a vontade do estudante, sim pq quem estava lá votando foram as pessoas e os apoios(pessoas que estavam pedindo voto, né Chico?!) da extinta Chapa2 e nem sequer LERAM o Estatuto onde está explícito que: o CEB É CONSULTIVO, inclusive vocês podem me enviar o documento para que a gestão possa analisar e tomar as medidas possíveis, agora Tiago você que já sabe como se faz, encaminha por ofício, tá. O DCE te espera para dialogar. E Tiago passa lá na sede de Petrolina-Centro hoje, que a gnt vai estar arrumando, pra ver como que o DAPSI vai realizar a reauniões lá... “
O DAPSI entendendo a gravidade do depoimento da discente vem por meio deste comunicar aos estudantes da UNIVASF o nosso descontentamento acerca dos comentários feitos acima.
Sobre a solicitação da sala do DCE pelo DAPSI: Nós do DAPSI no dia 11 de Março enviamos o seguinte oficio ao DCE da última gestão (Instinto Coletivo):
Ao Diretório Central dos Estudantes (DCE)
“Viemos por meio deste, solicitar a utilização da sala do DCE (localizada no Espaço de Convivência da UNIVASF- Campus Petrolina) bem como, o computador que esta dispõe para a realização de nossas reuniões; pois como é sabido por todos, o D.A. não dispõe de um espaço na Universidade para realização de suas atividades. As reuniões do DAPSI geralmente ocorrem semanalmente na Quarta ou Quinta, das 18h00min às 20h00min.  Desde já comprometemo-nos a zelar pelo espaço e dependências, entregando o local da mesma forma que nos foi cedido.”

 A solicitação da sala foi realizada a partir de reclamações dos/das discentes, sobre o fato das reuniões estarem sendo realizadas em corredores da universidade, já que os DA’s e CA’s da UNIVASF não possuem espaço físico para tal, além disso, estamos com problemas de disponibilidade de sala nos horários das reuniões, sendo assim, recorremos ao Diretório Central de Estudantes, por entendermos que a sala disponibilizada para o DCE, pode ser usada por toda e qualquer entidade de base da UNIVASF, desde que essa se comprometa com sua integridade, como exposto no ofício supracitado.
Diante disso, não compreendemos a indignação da dita presidente ao ler esse ofício e lamentamos muito por essa atitude equivocada, cristalizada de uma discente que pretende representar as/os discentes da nossa Universidade.
Por quê a revolta da discente em disponibilizar a sala para a realização das reuniões do DAPSI, já que a utilização desta é de DIREITO de qualquer entidade representativa e de qualquer aluno da universidade?
Que postura enrijecida é essa da dita presidente que interpreta a solicitação da utilização da sala do DCE como se o DAPSI quisesse ser o detentor da sede do Diretório Central dos Estudantes? Isso sem nem ao menos conhecer a história do DAPSI que existe, trabalha, está ativo desde 2005 e realizou muitas conquistas a partir de suas lutas, sem precisar de uma sala “do” DCE e sem jamais receber repasse das carteirinhas da UNE para conseguir algum êxito. Será que Movimento Estudantil se faz com a pose de meros espaços físicos?
Não entendemos o que a discente quis dizer quando afirma “O DAPSI quer ganhar a sala do DCE no GRITO, BAIXARIA...”, não entendemos em que argumentos, documentos ela se embasa para defender o DAPSI como anarquista, quando afirma “PORQUE ELES NÃO QUEREM A EXISTÊNCIA DO DCE (...) impugnando eleição em cima de eleição”. Será que lutar por um processo eleitoral justo, transparente, democrático justifica tais acusações levantadas pela discente?
 Sentimos-nos imensamente lesados e não compreendemos o porquê, ou a partir de que, ela considera o DAPSI como “corja”. A nível de esclarecimento, segundo o AURÉLIO (2004), corja significa “multidão de pessoas desprezíveis de má nota, canalha, corja de vadios”, e não entendemos ainda, a veemência do discurso da discente ao levantar calúnias e difamações objetivando ferir, denegrir o Diretório Acadêmico de Psicologia.
Será que ser crítico, não ser passivo, não ser massa de manobra justifica tamanha violência simbólica ou verbal?
Dito isto, meus caros (as) colegas gostaríamos de enfatizar que durante o processo eleitoral em nenhum momento o DAPSI se posicionou a favor de chapa A ou chapa B, como vocês podem observar no post que fizemos em nosso blog :
Galera,
Não esqueçam que as eleições do DCE ocorrerão segunda-feira (19/04) e terça- feira (20/04). É a primeira vez na história da UNIVASF que as eleições do DCE têm duas chapas opostas, o que está sendo muito importante para a formação política dentro da Universidade; daí a importância da comunidade estudantil analisar cuidadosamente e problematizar as propostas de cada segmento e formar sua reflexão crítica bem como, tomar seu posicionamento frente a cada chapa.
A participação de tod@s nós (estudantes) é de grande relevância, já que quem for eleito vai representar @s discentes, lutar pelos direitos, anseios e demandas da comunidade estudantil.
“Política e politicagem são coisas distintas? Sim! Política é fazer do poder um instrumento para alcançar o bem comum; politicagem é instrumentalizar o poder em benefício próprio à custa do bem comum. Política é serviço; politicagem é crime.” (Antonio Paiva Rodrigues)
Desse modo, prezados (as) o DAPSI tem buscado, tentado ao longo de seu histórico fazer, construir um Movimento Estudantil pautado no respeito, na democracia, na participação, no espaço dialógico, no reconhecimento de nossos erros buscando melhorar e mudar, mas o que de fato não admitimos é que quem está totalmente alheio ao nosso movimento, que não é associado(a) do DAPSI venha querer manchar, difamar, caluniar a sociedade civil dos(das) discentes de Psicologia, sem fins lucrativos, sem filiação político- partidária, constituída (no dia 28 de Janeiro de 2005) pelo conjunto de estudantes de Psicologia, que tem lutado por uma Universidade crítica, autônoma e democrática.
Sem mais, colocamos-nos sempre a disposição para diálogos francos.
Pra quem quiser conhecer um pouco do nosso movimento e dialogar conosco é só acessar o nosso blog: http://dapsicounivasf.blogspot.com/
 
Saudações estudantis,
Att: DAPSI-UNIVASF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada! =]