"Um universo inteiro cabe dentro de um grão de areia..."

terça-feira, 6 de setembro de 2011

CineClub UNIVASF: Mostra da Diversidade Sexual no Cinema no Vale

Mostra da Diversidade Sexual no Cinema no Vale
Do amor e outras formas

Neste mês de setembro o Cinema no vale apresenta as várias nuances da sexualidade com a mostra “Do amor e outras formas”. Serão apresentados filmes que se diversificam tanto por suas abordagens sobre as várias formas de amar quanto pelo modo como apresentam pessoas nas mais diferentes experiências humanas.
Abrindo a programação, será apresentado o documentário Dzi croquetes (2009), produção brasileira a qual apresenta a história de um dos mais importantes grupos de dança do Brasil nos anos 70 e que influenciou inúmeros artistas e admiradores mundo afora, como Liza Minelli.
O segundo filme da mostra traz uma comédia chamada C.R.A.Z.Y. (2005), ambientada entre os anos 60 e 80, que retrata as desventuras de um adolescente gay para se aceitar e fazer com que sua família o aceite.
Dando continuidade à mostra, será exibido o drama francês Lado selvagem (2004), que mostra um inusitado triângulo amoroso entre dois garotos de programa e um travesti, o qual retorna à sua cidade natal para cuidar da mãe doente e acaba se deparando com situações e pessoas que fizeram parte de seu passado.
Encerrando a mostra do mês, outra produção brasileira, Como esquecer (2010), que trata da tentativa de uma jovem lésbica em se recuperar do fim de uma relação, encontrando pessoas que, de algum modo, também estão na mesma situação que ela.
As sessões acontecem aos sábados a partir das 17 00 no auditório da Biblioteca da UNIVASF – Campus Petrolina. A entrada é gratuita.
O Cinema no vale é um projeto coordenado pelos professores Afonso Henrique Novaes Menezes e Janedalva Gondim.



Programação – sinopses

03 / 09 – Dzi croquetes (2009)
Direção: Tatiana Issa, Raphael Alvarez Duração: 110 min.
Origem: Brasil
Gênero: Documentário
O documentário resgata a trajetória do grupo que se tornou símbolo da contracultura ao confrontar a ditadura militar, usando a ironia e a inteligência. Os espetáculos revolucionaram os palcos com homens de barba e pernas cabeludas, que contrastavam com sapatos de salto alto e roupas femininas. O grupo se tornou um enorme mito na cena teatral brasileira e parisiense nos anos 70.

10 / 09 – C.R.A.Z.Y. – Loucos de amor (C.R.A.Z.Y., 2005)
Direção: Jean-Marc Vallée
Duração: 127 minutos
Origem: Canadá
Gênero: Comédia / Drama




Zac (interpretado por Émile Vallée até os oito anos e por Marc-André Grondin na idade madura) é filho do rigoroso Gervais (Michel Côté) e Laurianne (Danielle Proulx). Com a mãe, ele tem uma relação estreita; com o pai, incompreendida por ambos. Ao lado de quatro irmãos, Zac cresce sentindo desejos homossexuais, enquanto tenta lidar com a religiosidade da mãe e a intolerância do pai, entre os anos 60 a 80.

17 / 09 – Lado selvagem (Wild side, 2004)
Direção: Sébastien Lifshitz
Duração: 93 minutos
Origem: França/Bélgica/Reino Unido
Gênero: Drama

Após ter fugido há 15 anos para cidade grande, a transexual Stephanie retorna para casa para cuidar de sua mãe que está morrendo. O campo provoca uma enxurrada de emoções e memórias. Não só para Stephanie como também para Mikhail e Jamel, os dois homens que dividem o seu afeto e a sua cama. Mikhail é um jovem russo, que vive ilegalmente sem recursos num país onde mal fala a língua, um ex-soldado, que ainda sofre dos tormentos da guerra. Jamel é um rapaz árabe que faz a vida se prostituindo. O futuro dos três é imprevisível. Outros talvez não consigam entendê-los. Mas os três amigos encontram o conforto e paixão uns nos braços dos outros.

24 / 09 – Como esquecer (Brasil,2010)
Direção: Malu Di Martino
Duração: 100 min.
Origem: Brasil
Gênero: Drama

Júlia (Ana Paula Arosio) é uma professora de literatura inglesa, 35 anos, que luta para reconstruir sua vida depois de viver uma intensa e duradoura relação amorosa com Antônia. Em meio a uma série de conflitos internos e diante da necessária readaptação para uma nova vida, não disfarça sua dor enquanto narra suas emoções. Ao longo do filme, ela vai encontrando e se relacionando com outras pessoas que também estão vivendo, cada uma a seu modo, a experiência de ter perdido algo muito importante em suas vidas.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada! =]