"Um universo inteiro cabe dentro de um grão de areia..."

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CineClub UNIVASF: Musas no Cinema

Neste mês de outubro, o Cinema no vale faz uma homenagem às mulheres na Sétima arte, apresentando filmes com ícones femininos inesquecíveis.
Abrindo essa mostra, chamada Mulheres no cinema, no dia 01 será exibido A malvada com Bete Davis, obra na qual outra grande figura feminina, Marilyn Monroe, faz uma ponta. No dia 08, será apresentado Gilda, clássico do gênero noir com Rita Hayworth no papel título.
No terceiro sábado do mês, dias 15, será a vez de Elizabeth Taylor em Quem tem medo de Virgínia Woolf?, clássico adaptado de uma peça de Edward Albee, com Richard Burton, marido e eterno amor da mulher com olhos cor de violeta, em um dos papéis principais.
No dia 22, um clássico de Hitchcock feito em 3D, Disque M para matar, com Grace Kelly, outra grande figura feminina do cinema e uma das musas do diretor inglês. Nesse dia, excepcionalmente, a exibição ocorrerá na sala de Núcleo temático 03, em Petrolina.
Por fim, encerrando a mostra Mulheres no cinema, será exibido Bonequinha de luxo, com Audrey Hepburn, adaptado do romance de Truman Capote e dirigido por Blake Edwards.
As sessões sempre ocorrem no Auditório da Biblioteca a partir das 17 00. A entrada é gratuita.
O Cinema no vale é coordenado pelos professores Afonso Henrique Novaes e Janedalva Gondim.



Veja abaixo as sinopses dos filmes:
01 / 10 - A Malvada (All About Eve, 1950) Direção: Joseph L. Mankiewicz Origem: Estados Unidos. Gênero: Drama. Duração: 138 minutos
Na noite de entrega do prêmio Sarah Siddons, todas as atenções se voltam para Eve Harrington. Utilizando o flashback, a vida de Eve é revelada, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing, uma grande estrela da Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato.
08 / 10 - Gilda (Gilda, 1946) Dir.: Charles Vidor. Origem: Estados Unidos. Gênero: Romance Duração: 110 minutos.
Na Argentina, Johnny Farrel, um apostador, é salvo de um pistoleiro por Ballin Mundson, que faz de Johnny seu braço direito. Mas essa amizade será abalada quando ele reconhece a esposa de Mundson, Gilda, que Johnny já detestava anteriormente.
15 / 10 - Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (Who's Afraid of Virginia Woolf?, 1966) Dir.: Mike Nichols. Origem: Estados Unidos Gênero: Drama Duração: 131 minutos
Quando o casal de meia-idade Martha (Elizabeth Taylor) e George (Richard Burton) convida o jovem casal Nick (George Segal) e Honey (Sandy Dennis) para passarem na sua casa para tomarem uns drinques, todos eles, bêbados, começam a desenterrar verdades e a jogarem suas desavenças uns contra os outros.

22 / 10 - Disque M para Matar (Dial M for Murder, 1954) Dir.: Alfred Hitchcock Origem: Estados Unidos Gênero: Suspense. Duração: 105 minutos
Um homem cria um plano para assassinar sua esposa pelo dinheiro, mas, quando as coisas dão errado, ele consegue improvisar um genial plano B para ainda tentar levar vantagem.
29 / 10 - Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's, 1961) Dir.: Blake Edwards Origem: Estados Unidos. Gênero: Drama Duração: 115 minutos
Uma garota de programa de luxo sonha em achar um homem milionário, para tornar-se seu marido. Porém, ela acaba se apaixonando por seu recente vizinho, escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada! =]